Posso utilizar inseminação artificil com sêmem congelado?
Sim, é permitida a utilização de inseminação artificial com sêmen resfriado ou congelado, objetivando o registro genealógico dos produtos, conforme Regulamento Stud Book do Cavalo Quarto de Milha
É necessário informar a coleta de sêmen resfriado ou congelado quando for transportado ?
Sim, se o sêmen resfriado ou congelado for transportado com o propósito de cobrir uma égua ou mais éguas em qualquer outro local que admita a coleta - o proprietário do garanhão ou arrendatário e o proprietário da égua ou responsável, ambos deverão preencher sua parte da coleta/ Certificado de Coleta e Transporte de Sêmen que deverá acompanhar o embarque do sêmen resfriado ou congelado para o proprietário da égua e, após a inseminação, o proprietário da égua deverá enviar o Certificado para a ABQM no prazo de 30 dias após a inseminação.
Mesmo preenchendo o Certificado de Coleta e Transporte de Sêmen é necessário solicitar ao dono do garanhão o Certificado de Cobrição?
Sim, mesmo enviando o Certificado de Coleta e Transporte de Sêmen no prazo de 30 dias após a inseminação, ao enviar o Pedido de Registro resenhado será necessário encaminhar o Certificado de Cobrição.
Qual o prazo de entrega do Certificado de Coleta e Transporte de Sêmen?
O Certificado de Coleta e Transporte de Sêmen deverá estar na ABQM no prazo de 30 dias após a inseminação.
Será necessário fazer exame de DNA para registrar o potro resultante de inseminação artificial?
Qualquer potro resultante da utilização de sêmen transportado deverá ter seu pedigree verificado por teste genético DNA, incluindo pai, mãe e potro e/ou por outro teste genético que a ABQM julgar necessário, sendo que as despesas dos mesmos deverão ser do solicitante do registro.
Além disso, o Conselho Deliberativo Técnico tem autoridade para requerer a verificação de parentesco por teste genético de todos os potros nascidos, em qualquer local que receberam o sêmen transportado.
Quero importar um animal dos Estados Unidos, como proceder?
Consultar o site da ABQM se o animal atende as exigências da portaria vigente de acordo com a idade, filiação e campanha. As campanhas a serem apresentadas são diferenciadas por modalidade de participação. Após, consultar uma assessoria aduaneira para a tramitação dos exames junto ao Ministério da Agricultura e outros detalhes junto ao Ministério da Fazenda para então formalizar um pedido na ABQM, pagando as taxas correspondentes.
O animal importado chegou, qual a providência a ser tomada?
Após o desembarque, o importador deverá providenciar a resenha do animal feita por um inspetor credenciado pela ABQM no prazo de atá 30 dias a contar do desembarque, anexando o certificado de registro americano (AQHA) em nome do importador.
A certificação de importação deve ser enviada normalmente pela assessoria aduaneira diretamente à ABQM, confirmando assim que todas as taxas alfadegárias foram atendidas, quando então, a ABQM emitirá um certificado de registro nacional, devolvendo o documento americano para o importador. Podendo após isso desenvolver suas atividades em todo o território nacional.